segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Movimentação dos Trens: O Sistema Funicular



Todos os trens utilizados para o transporte de cargas entre Paranapiacaba e o porto de Santos usavam o Sistema Funicular para subir e descer a serra.
Para subir ou descer, o percurso dos trens tinha que vencer uma altitude de incríveis 796.600 metros.
Todo essa ferrovia ficou sob jurisdição inicial da SPR (São Paulo Railway)no início de seu funcionamento, e depois passou para diversas companhias, como : EFSJ Estrada de Ferro Santos Jundiaí; Companhia Paulista; FEPASARFFSA; e sob jurisdição da ABPF até 1994 com um passeio turístico até o 4° Patamar do Segundo Sistema. Todo o sistema foi construído pela empresa SPR, fundada da Inglaterra por Irineu Evangelista de Souza quando buscava verba para construção de ferrovias no Brasil, e a fundou com a verba de acionistas da Europa. Inicialmente o sistema foi utilizado para o transporte de café da cidade de Jundiaí ao porto de Santos. Hoje já não opera e faz parte do Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular, mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
O Sistema Funicular foi construído entre as décadas de1860 e 1870 e entrou em operação em 1867, onde 7,5Km de serra fora divididos em 4 patamares com a inclinação de 10 graus, operava com capacidade de carga de 60 toneladas, tracionadas pelas 4 máquinas fixas, 1 a cada patamar, e a composição rodante onde operava o maquinista chama se Serra Breque, que não possuía sistema de tração própria, funcionava com um sistema de contrapeso como nos elevadores, enquanto uma composição subia, a outra descia com peso equivalente puxando a que subia para cima, não foi usada para o transporte de passageiros, e foi muito utilizado como contrapeso a água que é abundante da região e era utilizada para abastecer as caldeiras ao longo da serra. 
Já em 1890, graças a uma alta demanda, foi necessário a construção de uma nova linha, que ficava paralela a linha do primeiro sistema, e com umas atualizações que permitiram aumentar a capacidade de carga para 120 toneladas, sendo estas a divisão da serra em 5 patamares, a utilização de máquinas fixas maiores, e a composição rodante ganhou um motor a vapor, o que permitia com que ela fizesse manobras no pátio, também ganhou uma peça chamada tenaz que permitia que a composição engatasse sozinha no cabo, e recebeu o nome de Locobreque, e passou a utilizar um sistema parecido com o dos teleféricos onde o cabo passou a ser contínuo, por fim a decida da Serra que passou a ter 10,5Km fez com que a inclinação diminuir para 8 graus.


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