Todos os trens utilizados para o transporte de cargas entre Paranapiacaba e o porto de Santos usavam o Sistema Funicular para subir e descer a serra.
Para
subir ou descer, o percurso dos trens tinha que vencer uma altitude de
incríveis 796.600 metros.
Todo essa ferrovia ficou sob jurisdição inicial da SPR (São Paulo Railway)no início de seu funcionamento, e
depois passou para diversas companhias, como : EFSJ Estrada
de Ferro Santos Jundiaí; Companhia Paulista; FEPASA; RFFSA; e sob jurisdição da ABPF até
1994 com um passeio turístico até o 4° Patamar do Segundo Sistema. Todo o
sistema foi construído pela empresa SPR,
fundada da Inglaterra por Irineu Evangelista de Souza quando buscava verba para construção de ferrovias no
Brasil, e a fundou com a verba de acionistas da Europa. Inicialmente o sistema
foi utilizado para o transporte de café da cidade de Jundiaí ao porto de
Santos. Hoje já não opera e faz parte do Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular,
mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
O Sistema Funicular foi construído entre as décadas de1860 e
1870 e entrou em operação em 1867, onde 7,5Km de serra fora divididos em 4
patamares com a inclinação de 10 graus, operava com capacidade de carga de 60
toneladas, tracionadas pelas 4 máquinas fixas, 1 a cada patamar, e a composição
rodante onde operava o maquinista chama se Serra Breque, que não possuía
sistema de tração própria, funcionava com um sistema de contrapeso como nos
elevadores, enquanto uma composição subia, a outra descia com peso equivalente
puxando a que subia para cima, não foi usada para o transporte de passageiros,
e foi muito utilizado como contrapeso a água que é abundante da região e era
utilizada para abastecer as caldeiras ao longo da serra.
Já em 1890, graças a uma alta demanda, foi necessário a
construção de uma nova linha, que ficava paralela a linha do primeiro sistema,
e com umas atualizações que permitiram aumentar a capacidade de carga para 120
toneladas, sendo estas a divisão da serra em 5 patamares, a utilização de
máquinas fixas maiores, e a composição rodante ganhou um motor a vapor, o que
permitia com que ela fizesse manobras no pátio, também ganhou uma peça chamada
tenaz que permitia que a composição engatasse sozinha no cabo, e recebeu o nome
de Locobreque, e passou a utilizar um sistema parecido com o dos teleféricos
onde o cabo passou a ser contínuo, por fim a decida da Serra que passou a ter 10,5Km
fez com que a inclinação diminuir para 8 graus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário